Creme de abóbora com gengibre e o Reset obrigatório
Quando partilhei a foto deste creme nas redes sociais, legendei-a de Reset, e porquê? Porque no dia 1 de Setembro iniciei o meu reset alimentar. Foi todo um verão cheio de coisas boas, jantares, petiscos, docinhos, geladinhos, e tudo a que temos direito (uma vez por semana, entenda-se), com uma frequência pouco recomendável. Todos nós temos as nossas fragilidades, as nossas fraquezas, e a minha é a comida, admito! Há uma forte ligação entre o nosso estado emocional e o que comemos, é um facto, no entanto, há quem consiga gerir muito bem essa questão. Não é o meu caso
Não sou de comer este mundo e o outro mas sou muito petisqueira. Tudo é pretexto para petiscar alguma coisa. Em casa a solução passa por não ter disponiveis todas aquelas tentações maléficas como bolachas, batatas fritas, pipocas, refrigerantes e afins, e isso eu cumpro, só existem se for receber alguém, jantares, lanches, etc.
Mas depois há um jantar com amigos, há uma fase de mais trabalho em que só apetece comer coisas más, e lá se vai o foco.
A palavra-chave é mesmo essa Foco. E eu tenho tanta consciência disso que merecia um castigo grande por perder o foco com tanta facilidade. Enfim!
Desta é que é!
Ingredientes:
- 300gr de abóbora
- 1 courgete média
- 1 batata doce
- 1 alho francês
- 1 cebola
- 4 dentes de alho
- 1 cm de gengibre fresco
- sal qb
- 1 colher sopa de azeite
- água suficiente para cobrir todos os ingredientes
Preparação:
Não tem nada que saber, basta cortarem todos os ingredientes em pedaços, colocar no tacho, cobrir com água e esperar que cozam. Demoram cerca de 30 minutos, não mais que isso. Depois é só triturar tudo muito bem até ficar em creme. Dica: se quando terminarem de cozer os legumes verificarem que têm água a mais, retirem com a concha para uma tigela antes de triturarem, se no final for necessário acrescentam o caldo, mas assim garantem que não ficam com um creme demasiado liquido ;)