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From my kitchen, with love

Experimentar, (a)provar e partilhar

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Pão de Alecrim com Azeitonas

Após alguns meses de ausência (o tempo não é muito e a inércia tem muita culpa), trago agora uma receita que vi num dos programas da Lorraine Pascale, de quem já falei anteriormente, sou fã, MESMO!
Super rápido (não necesseita de levedar) e fácil de fazer, este pão pode ser servido como entrada, lanche, ou o que se quiser. Vale a pena experimentar :)
 
Ingredientes:
 - 450 gr de farinha
 - 250 ml de água morna
 - 1 colher sopa de azeite
 - 1 pitada de sal
 - 100 gr de azeitonas verdes, cortadas em pedaços
 - alecrim cortado finamente, q.b.
 
Preparação:
Numa tigela deite a farinha, o sal, e azeite e a água morna. Mexa até a massa começar a formar uma bola, retire da tigela e amasse durante alguns minutos. Faça uma bola com a massa e espalme um pouco, de forma a criar uma pequena cova no centro, para introduzir as azeitonas e o alecrim. Envolva a massa de forma a cobrir os ingredientes e volte a formar uma bola. Com o cabo de uma colher de pau vinque a bola de massa, em comprimento e em todas as direções (vertical, horizontal e diagonal) para ficar com o efeito apresnetado na imagem. Vai ao forno a 200º durante cerca de 30 minutos.

Brownies de chocolate negro e Oreo

Vi esta receita ontem no programa da Lorraine Pascale, exibido na Sic Mulher e pensei: tenho que experimentar, com urgência!!!
Super fácil, como todas as receitas que ela apresenta, gostei do resultado final. Ficam pouco doces e até podemos tirar daqui algumas coisas boas (não vamos falar sobre as Oreo), o chocolate negro está cheio de antioxidantes, vamos então saborear os Brownies, sem culpas ;)

Ingredientes:

 - 160 gr de manteiga
 - 200 gr de chocolate negro de boa qualidade
 - 165 gr de açúcar amarelo
 - 3 ovos + 2 gemas
 - 1 vagem de baunilha (usei extracto)
 - 2 colheres de sopa de farinha
 - 1 colher de sopa  de cacau em pó
 - 100 gr de bolachas Oreo
 - açúcar em pó para polvilhar

Preparação:

Derreta o chocolate e a manteiga em banho-maria. Bata os ovos com a baunilha e acrescente o açúcar em duas fases, batendo bem entre elas, até estar tudo bem incorporado. Junte a farinha e o cacau e mexa novamente. Por fim junte o chocolate derretido e vá envolvendo, evitando mexer demasiado até a mistura ficar homogénea. Parta as bolachas em bocadinhos e junte à mistura, reserve algumas para colocar por cima quando a mistura já estiver no tabuleiro. Forre um tabuleiro quadrado ou rectangular com papel vegetal e deite a mistura, coloque mais algumas bolachas em pedaços por cima e leve ao forno a 180º durante cerca de 20-30 minutos.
Deixe arrefecer completamente na forma, depois corte em quadrados e polvilhe com açúcar em pó.

Tagliatelle com frango e pesto

Quando penso em "comfort food" penso imediatamente em massas! Seja de que forma for, massa é massa, independentemente do que a acompanhe o resultado final é sempre bom!
Para os que, tal como eu, não passam sem ela, aqui fica uma receita super rápida e fácil, mas também versátil, podendo substituir os ingredientes por outros de que goste mais.
 
Ingredientes: (2 pessoas)
 
 - 2 chávenas de tagliatelle cozida e fria (pode aproveitar alguma que tenha sobrado de outra refeição, por exemplo)
 - 1 ou 2 peitos de frango grelhados e cortados em pedaços (eu prefiro desfiar)
 - 1 bola de queijo mozzarella fresco
 
Para o molho Pesto:
 
 - 60 gr de Rúcula 
 - 25 gr de amendoins
 - 50 gr de queijo parmezão ralado na hora
 - azeite q.b.
 - meio dente de alho
 - 1 gota de mel (opcional, é apenas uma mania minha)
 
Preparação:
 
Em relação à massa: basta colocar a massa no prato, acrescentar o frango desfiado e a bola de mozzarella também cortada em pedaços.
Para o pesto, eu costumo juntar os ingredientes na picadora e esperar que ela faça o resto :) não coloco a quantidade de azeite porque depende do gosto de cada um, sugiro que o vá acrescentando até que o molho esteja ao seu gosto (mais ou menos espesso)
Distrubui-se o molho sobre a massa e está pronto a comer :)
 
Nota: o pesto pode ser feito também com manjericão e pinhões, por exemplo
 
 

Cupcakes...quem não gosta?

Fáceis de fazer e ainda mais de comer, os Cupcakes são autênticos reis nas festas!Por isso aqui fica uma receita simples de Cupcakes de chocolate, que vale a pena experimentar e partilhar :)


Ingredientes para a massa:

 - 3 chávenas de farinha com fermento
 - 2 chávenas de açúcar
 - 1 colher sopa de extracto de baunilha
 - 3 colheres sopa  de bicabornato de sódio
 - 3/4 de chávena de cacau em pó
 - 200 gr manteiga amolecida
 - 1 chávena de leite
 - 3 ovos
 - 1 chávena de café bem quente

Ingredientes para a cobertura:


 - 150 gr de queijo mascarpone
 - 250 gr de açúcar em pó ( ou baunilhado)
 - 50 gr de creme vegetal
 - corante alimentar
 - confeitos a gosto

Preparação:

Pré-aqueça o forno a 160º.
Numa tigela junte todos os ingredientes secos e misture muito bem. Acrescente o leite, os ovos e a manteiga e mexa até incorporar todos os ingredientes. Por fim junte o café (usei expresso acabado de fazer), e misture tudo novamente, até obter uma massa homogénea.
Distribua o preparado numa forma para cupcakes, com os orificios forrados com forminhas de papel e leve ao forno cerca de 40 minutos, ou até a massa estar cozida.


Para a cobertura:

Junte o açúcar e o creme vegetal e misture muito bem. Acrescente o mascarpone e mexa até os ingredientes estarem bem incorporados. Para obter diferentes cores, acrescente corante alimentar (apenas algumas gotas) ao preparado e misture muito bem. Depois basta colocar o preparado num saco de pasteleiro e decorar os Cupcakes. Podem ser usados vários tipos de confeitos para colocar por cima da cobertura, ficando ao critério de cada um :)
 



Almofadinhas de alheira

Em primeiro lugar, quero desejar-vos um excelente 2013 :)

Esta receita é muito simples, pode ser utilizada como entrada, como foi o caso... uma das 1001 entradas para a noite de passagem de ano!
É super rápida e fácil de fazer, e no fim, vale a pena provar...e partilhar :)


Ingredientes:

 - 1 embalagem de massa quebrada
 - 1 alheira (há vários tipos, fica ao critério de cada um)
 - 1 ovo batido para pincelar
 - sementes de sésamo q.b.

Preparação:

Pré-aqueça o forno a 180º. Estende-se a massa quebrada, e corta-se em pequenos quadrados. Retira-se a pele e corta-se a alheira em pequenos pedaços, proporcionais aos quadrados de massa previamente cortados. Colocam-se os pedaços de alheira sobre a massa e dobra-se a massa, formando uma espécie de almofada, que "esconde" a alheira no seu interior.
Pincela-se com o ovo batido e polvilha-se com as sementes de sésamo.
Vai ao forno durante cerca de 15-20 minutos, ou até a massa estar douradinha.

 

 

Bolo de maçã, aveia e canela

Tenho esta receita há imenso tempo no meu caderninho de receitas e demorei algum tempo (não sei muito bem porquê) até me decidir a experimentá-la. Começo desde já por dizer que não estou certa de onde a retirei, mas é quase garantido que foi do blog "As minhas Receitas".
É fácil de executar e garanto-vos que vale mesmo a pena experiemntar :)


Ingredientes:

 - 5 colheres de sopa de margarina
 - 1  chávena de chá de açúcar
 - 3 ovos
 - 2 maçãs
 - 1 chávena de chá de aveia
 - 1 chávena de chá de farinha
 - 1 colher de chá de canela em pó
 - 1 colher sopa de fermento
 - açúcar em pó (4 colheres sobremesa)
 - 1 colher sopa de canela

Preparação:

Unta-se e enfarinha-se uma forma para bolos. Pré-aquece-se o forno a 180º.
Numa tigela batem-se a margarina e o açúcar até obter um creme. Junta-se os ovos e a maçã cortada em pedaços. Junta-se também a aveia em flocos e a farinha. Misturam-se todos os ingredientes até se obter uma massa espessa. Por fim acrescenta-se a canela em pó e o fermento.
Deita-se o preparado na forma, junta-se o açúcar em pó com a canela e polvilha-se sobre a massa (ainda crua). Vai ao forno durante cerca de 30 minutos.
 
 

Crumble de Frutos Vermelhos e a simpatia pelo Dr. Oz

Esta receita foi adaptada de um programa do Dr. Oz, sim, porque eu não perco nenhum! Já era fã, mas fiquei muito mais depois de ter ido assistir ao programa ao vivo e a cores nos estúdios da NBC em NY e de ter trocado umas palavrinhas com o simpático Dr. Oz. Para quem nunca viu, passa na SIC Mulher de segunda a sexta às 16h45. O programa é essencialmente sobre saúde, mas aborda vários temas. A luta contra a obesidade nos Estados Unidos é uma das razões de ser do programa, como tal são constantes as digas sobre nutrição, exercício, suplementos, vitaminas e afins.
Apesar de ser uma sobremesa, este crumble está cheinho de anti-oxidantes, protectores das células. Foi aprovada pelo Dr. Oz por ser um docinho saudável, e se ele aprova eu recomendo :)


Ingredientes:

 - 2 chávenas de frutos vermelhos (usei congelados)
 - 2 chávenas de farinha
 - 2 chávenas de açúcar amarelo ou mascavado
 - manteiga q.b.

Preparação:

Misturar a farinha com o açúcar. Juntar a manteiga derretida de forma a que toda a mistura fique húmida, para depois ficar crocante no forno. Num recipiente de ir ao forno deitar os frutos vermelhos e a mistura da farinha, açúcar e manteiga por cima. Vai ao forno a 180º durante cerca de 20 minutos ou até estar crocante.
 
 
 
Pode servir-se simples ou com uma bola de gelado.
 
 
 
 
 
Nota: estas medidas são pouco exactas, dependendo sempre da quantidade de pessoas e do gosto de cada um pode acrescentar-se qualquer um dos ingredientes.

Esparguete com legumes, lombo de pescada e amêijoas

Mais uma experiência bem sucedida (para mim pelo menos).
Super fácil de fazer, saudável e deliciosa. Desta vez usei lombos de pescada, mas estou em crer que com salmão também deve ficar fantástico. Experimentem e digam-me o que acharam :)

Ingredientes:  (2 - 3 pessoas)

 - 1 courgete pequena
 - 1 alho francês pequeno
 - 1/2 cebola
 - 3 dentes de alho
 - 1 cenoura pequena
 - 2 lombos de pescada
 - 200 gr de amêijoa (usei amêijoa vietnamita congelada do Lidl)
 - sal q.b.
 - pimenta preta q.b.
 - azeite q.b.
 - 1 pedacinho de gengibre ralado na hora
 - esparguete integral (pode ser normal, eu usei integral)

Preparação:

Cortar a courgete em pedacinhos (eu não costumo retirar a casca), a cenoura também em pedacinhos pequenos ou em lascas (com o descascador), o alho francês às rodelas e a cebola e o alho picados. Numa wook colocar uma pouco de azeite e a mistura dos vegetais, temperar de sal, pimenta e gengibre ralado e deixar saltear durante alguns minutos. Juntam-se os lombos de pescada cortados aos pedaços e quando o preparado estiver quase cozinhado (quando os legumes estiverem moles) juntam-se as amêijoas e deixa-se cozinhar até abrirem.
Quando o preparado estiver pronto basta juntar o esparguete cozido e misturar tudo muito bem. Está pronto a servir!



Nota: cuidado com o sal, as amêijoas têm sempre algum sal, é preferível colocar menos de inicio e rectificar os temperos no final.

Beringela recheada

Ora bem, esta receita pode ser feita com todos os ingredientes e mais alguns...eu usei os que tinha e ficou muito bem, vou partilhá-la convosco, no entanto no que diz respeito às quantidades será tudo muito relativo, depende do tamanho das beringelas, dos ingredientes com que as quiserem rechear, enfim, usem a imaginação e é sucesso garantido ;)


Ingredientes:

 - 1 beringela
 - 1 peito de frango pequeno já cozinhado (pode ser cozido ou grelhado, ou até sobra de frango assado, sem a pele)
 - 1 bocadinho de cebola para refogar
 - 1 dente de alho
 - 1 bocadinho de courgete
 - queijo mozzarella para polvilhar
 - azeite q.b.
 - sal q.b.
 - pimenta q.b.
 - salsa q.b.

Preparação:

Cortar a beringela ao meio e com uma colher retirar a polpa, reserve as "conchas" da beringela para serem recheadas. Na picadora (ou na "bimba" para quem tiver), picar o peito de frango, a cebola, o alho e a polpa da beringela. Colocar um tacho ao lume com um fio de azeite e juntar a mistura anteriormente picada bem como a courgete cortada em cubos pequenos (eu uso sempre com a casca) e temperar com sal e pimenta a gosto, ou outras especiarias de que gostem. Deixar refogar durante cerca de 15 minutos, retirar do lume e rechear as beringelas com o preparado. Polvilhar com queijo mozzarella ralado e salsa picada e levar ao forno a 180º durante cerca de 30 minutos (é conveniente ir espreitando, os fornos não são todos iguais).
 
Sirva com uma salada e arroz branco, ou então simples, foi o que fiz :)
 
Esta receita é muito boa para aproveitar sobras de carne, vegetais ou outros ingredientes de que gostem.

Iogurte Grego com muesli e frutos vermelhos

Uma sugestão para o pequeno almoço ou para o lanche, muito saudável (principalmente se os gregos não forem açucarados) e muito saborosa!
Costumo usar frutos vermelhos congelados, além de serem mais baratos não há o problema de ficarem estragados em poucos dias se não forem consumidos, basta retirar a porção que se vai consumir algum tempo antes e estão prontos a comer :)
 
Ingredientes:


- 1 iogurte grego (não açucarado)
- 2 colheres sopa de muesli
- 2 colheres sopa de frutos vermelhos

Preparação:

Basta deitar o iogurte numa taça e acrescentar o muesli e os frutos vermelhos.













Who?

Cresci entre tachos e panelas. Todas as manhãs era acordada com o cheiro dos doces e salgados que saiam da cozinha da minha mãe...encomendas e mais encomendas! De todas as coisas, só havia uma que eu queria sempre: as empadas de galinha. Não existem no mundo empadas melhores que as da minha mãe. E sim, tenho a receita...mas não, não ficam iguais! Não me imagino uma cozinheira a tempo inteiro, de todo! Mas adoro cozinhar...e adoro comer, claro! Últimamente mais consiente das escolhas que faço em relação aos ingredientes e à forma de os confecionar, tenho descoberto verdadeiras maravilhas, tão simples e tão boas! Espero que vos possa inspirar :)

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