Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

From my kitchen, with love

Experimentar, (a)provar e partilhar

From my kitchen, with love

Experimentar, (a)provar e partilhar

Ferraduras da minha avó Rosa

Lembro-me de comer estas ferraduras feitas pela minha avó (que tem 90 anos) desde sempre, e não há melhores, posso garantir!!!
Aqui fica uma receita muito antiga, para todos os que gostam do que é tradicional :)


Ingredientes:

- 2 kg de farinha
- 1 kg de açúcar
- 1 colher de chá de sal
- 1 colher sopa de fermento em pó
- 1 colher chá de bicabornato de sódio
- 1 pau canela
- 1 colher chá de erva doce em grão
- 2 bocadinhos de casca de limão
- 1 gema de ovo
- 1 colher de sopa de fermento de padeiro

Preparação:

Num tacho com água ferve-se a erva doce,a canela e a casca de limão, depois de ferver passa-se por um coador para retirar os grãos de erva doce, retira-se a casca de limão e o pau de canela e reserva-se a água. Mistura-se a farinha, o bicabornato de sódio, o fermento em pó e o açúcar. Dissolve-se o fermento de padeiro na água fervida e junta-se aos ingredientes secos. Vai-se amassando e juntando a água, se for necessário pode acrescentar-se mais água quente. Amassar muito bem até a massa fazer "bolinhas", no fim de amassada retirar pedaços, enrolar em forma de ferradura e colocar num tabuleiro forrado com papel vegetal, pincela-se com a gema do ovo batida e vai ao forno pré-aquecido a 180º durante cerca de 30 minutos, ou até estarem bem cozidas.

1 comentário

Comentar post

Who?

Cresci entre tachos e panelas. Todas as manhãs era acordada com o cheiro dos doces e salgados que saiam da cozinha da minha mãe...encomendas e mais encomendas! De todas as coisas, só havia uma que eu queria sempre: as empadas de galinha. Não existem no mundo empadas melhores que as da minha mãe. E sim, tenho a receita...mas não, não ficam iguais! Não me imagino uma cozinheira a tempo inteiro, de todo! Mas adoro cozinhar...e adoro comer, claro! Últimamente mais consiente das escolhas que faço em relação aos ingredientes e à forma de os confecionar, tenho descoberto verdadeiras maravilhas, tão simples e tão boas! Espero que vos possa inspirar :)

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Look @