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From my kitchen, with love

Experimentar, (a)provar e partilhar

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Tosta de espinafres e ovo escalfado

Um jantar facilimo, baixo em calorias e rico em nutrientes. Vá, o ovo não está escalfado na perfeição, mas não tem importância nenhuma, o sabor estava lá todo ;)

 

Precisam de:

 - duas fatias de pão de sementes (ou outro, eu usei de sementes)

 - 1 ovo (1 ovo por pessoa)

 - uma chávena de espinafres

 - alho em pó

 - vinagre branco

 - sal 

 - pimenta preta moida

 - azeite

 

E depois?

Depois é só colocarem bastante água num tacho, temperada com vinagre e uma pitada de sal. Quando a água estiver a ferver, mexer com uma colher para que a água forme um remoinho no centro, onde devemos deitar o ovo para ficar perfeito (ou não). O ovo demora entre 3 a 5 miuntos a ficar pronto.

Numa frigideira juntar um pouco de azeite, e saltear os espinafres temperados com alho em pó e pimenta preta. Quando os espinafres estiverem quase prontos, arranjar um espacinho na frigideira para colocar as fatias do pão até ficarem bem tostadinhas, ou apenas quentinhas, consoante o gosto de cada um.

Basta colocar o pão num prato, os espinafres por cima e por fim o ovo :)

Salada de bacalhau, abacate, tomate e pepino

A Primavera teima em chegar (a sério), mas já sabe bem fazer refeições mais leves, como esta salada de bacalhau, tão simples e tão saborosa!

 

 

Ingredientes: (1 pessoa)

 - 1 posta de bacalhau pequena 

 - 1/2 abacate

 - 1/2 pepino

 - 1/2 tomate

 - sumo de meio limão

 - azeite para temperar

 - 1 pitada de sal

 - salsa para polvilhar

 

Preparação super fácil:

Coze-se o bacalhau. Enquanto isso corta-se o pepino, o tomate e o abacate em cubinhos, tempera-se com sumo de limão, azeite e uma pitada de sal. Quando o bacalhau estiver cozido, desfia-se. Se quiserem, coloquem um aro no prato e uma camada de legumes, outra de bacalhau e terminem com os legumes (só para ficar mais bonitinho), polvilhando com um pouco de salsa. Se não se quiserem dar a esse trabalho, coloquem tudo no prato e...bom apetite ;)

 

 

Salada de quinoa e lentilhas em cama de couve e alho francês

Mais uma surpresa dos #22daysnutrition! Isto é bom, mesmo!

Como sempre super fácil de fazer, e muito, muito saboroso :)

 

O que leva?

 - 1 chávena de quinoa

 - 1 chávena de lentilhas

 - 2 talos de alho francês

 - 2 talos de couve

 - 1 colher de sopa de alcaparras

 - pimenta preta

 - alho em pó

 - cominhos

 - azeite

 - sal

 - sumo de meio limão

Como? Fácil...

Coze-se a quinoa em duas chávenas de água e um pitada de sal. Noutro tachinho coze-se as lentilhas em duas chávenas de água, sal, pimenta preta e cominhos. Acrescentar água se necessário, para que fiquem sempre cobertas. 

A quinoa domora cerca de 15/20 minutos a cozer e as lentilhas entre 20 a 30 minutos.

Enquanto isso, corta-se o alho francês em rodelas fininhas e a couve em juliana. Aquece-se uma frigideira com azeite e alho em pó e salteia-se o alho francês e a couve, temperados com uma pitada de sal e pimenta preta. O ideal é deixar saltear até ficarem bem tenros.

Quando a quinoa e as lentilhas estiverem cozidas, coloca-se a cama de alho francês e couve no prato, seguido da quinoa e por fim as lentilhas. Cortam-se as alcaparras em pedaços mais pequenos e salpicam-se por cima das lentilhas. Rega-se tudo com sumo de limão e está prontinho!

 

Os queridinhos do momento - Livros de receitas

Livros de receitas foi coisa que nunca faltou cá por casa, para todos os gostos. Eu sei que há blogues, e etc, mas nada se compara a um livro, absolutamente nada! Aquela sensação de chegar a casa com o livro novo para devorar...ahhhhh!!! 

A pensar na alimentação de forma diferente, também a biblioteca se tem alterado, para melhor, sem dúvida!

Deixo-vos a minha lista de queridinhos do momento, totalmente aleatória, onde podem aprender mais sobre alimentação consciente (chamemos-lhe assim) e encontrar uma enorme variedade de ingredientes que provavelmente sempre tiveram dúvidas em experimentar (ou não), mas que vos vai surpreender positivamente, tenho a certeza ;)

 

1. Natural, da Joana Alves

 

2. Brunch, da Joana Limão

 

3. Transforme o seu corpo e a sua vida em 22 dias, do Marco Borges

 

 4. Viagens de comida saudável, da Daniela Ricardo

 

5. As delicias da Ella, da Ella Woodward

 

6. Receitas saudáveis, do Jamie Oliver

7. O livro de cozinha da Marta, da Marta Horta Varatojo

 

 

 

Smoothie adelgaçante (dizem...)

Ora bem, ainda na saga #22daysnutrition e nas receitas do Marco Borges, descubro este smoothie bem verdinho e saboroso.

E como é que isto se faz? Basta colocar todos os ingredientes abaixo na liquidificadora ;)

 - 2 talos de couve

 - 1 mão bem cheia de espinafres

 - meio limão descascado

 - 1 maçã granny smith (aquelas bem verdinhas)

 - 1 banana

 - 1 chávena de chá de água (ou menos, dependendo do gosto de cada um, para um smoothie mais ou menos expesso)

 

 

Salada de lentilhas em cama de couve

Não torçam já o nariz, por favor!!!

Esta é daquelas receitas que se experimentarem fazer uma vez, vão querer repetir certamente. Porquê? Porque é fácil, demora apenas o tempo de cozer as lentilhas (20 miuntos), é saudável e cheia de sabor.

Esta receita é inspirada na receita do Marco Borges, do livro 22 Dias.

Vá lá, deêm uma oportinudade às lentilhas ;)

 

Ingredientes:

 - 4 folhas de couve ou 4 chávenas de espinafres

 - 1 chávena de lentilhas

 - 1/2 pimento vermelho

 - 1 colher de sopa de alcaparras

 - 1 chalota

 - sumo de meio limão

- 1 colher de sopa de vinagre de sidra

- cominhos

- sal marinho

- azeite

- alho em pó

 

É tão fácil como...

Cozer as lentilhas em duas chávenas de água, com uma pitada de sal e cominhos. Enquanto as lentilhas cozem, picar a chalota, cortar o pimento em cubinhos e as alcaparras em pedacinhos mais pequenos. Cortar a cove em juliana grossa e saltear em azeite e alho em pó.
Quando as lentilhas estiverem cozidas, escorrer a água, e numa tigela misturar as lentilhas, a chalota, o pimento e as alcaparras com o sumo de limão e o vinagre. Envolver tudo muito bem, colocar a couve num prato e por cima colocar as lentilhas.
Esta receita serve 2 pessoas. 

 

Beringela no forno com salada de abacate...isto é o céu, garanto-vos!!

Tão fácil que até quem nunca descascou uma batata consegue fazer. Não acreditam?

Super saudável e rápido de preparar, não há mesmo desculpa para não experimentarem ;)

Não vou falar em quantidades, apenas explico os ingredientes que utilizei. Esta receita é inspirada no livro 22 Dias, do Marco Borges, que recomendo, mesmo que não queiram cumprir o desafio, tem receitas ótimas.

Esta receita pode ser utilizada como prato principal vegetariano ou como entrada/tapa.

 

Ingredientes:

 - beringela

 - tomate cereja ou outro tipo de tomate

 - pimento

 - abacate

 - sumo de 1 lima

 - pimenta preta

 - oregãos

 - sal

 - azeite

Como é que a magia acontece?

Descasquem a beringela e cortem em rodelas de cerca de 1cm. Pincelem com azeite, salpiquem com orégãos e sal e levem ao forno, cerca de 15 minutos a 180 graus.

Equanto a beringela está no forno, cortem o tomate, o pimento e o abacate em pequenos cubos. Temperem com o sumo da lima, uma pitada de sal e pimenta preta.

Retirem a beringela do forno e coloquem a salada por cima das rodelas.

Sim, é só isto!!

 

 

 

 

 

 

 

 

Casa nova

Olá :)

O From my kitchen With Love mudou-se recentemente para esta nova casa...ainda um pouco desarrumada, mas com o tempo tudo estará no devido lugar!

Embora não estejam aqui, há receitas novas na página do facebbok, espreita aqui!

 

Até já!

IMG_3764 (3).jpg

 

Panquecas de maçã e iogurte

O tempo continua escasso para tantos afazeres. Mas quando experimento uma receita nova e fico satisfeita com o resultado, só penso em partilhá-la :)

Ingredientes: (10 unidades)

 - 150 gr de farinha com fermento
 - 1 iogurte
 - 2 medidas do iogurte de leite (aqui não tem que ser exatamente assim, o ideal será ir acrescentando o leite e ir verificando a consistência, até se atingir a consistência pretendida)
 - 1 ovo batido
 - 1 maçã ralada
 - 1 pitada de canela em pó

Preparação:

Numa taça, deite a farinha peneirada. Noutra taça,bata o ovo e acrescente a maçã ralada e o iogurte, envolva tudo e acrescente à farinha. Vá adicionando o leite, até obter a consistência ideal para as panquecas. Acrescente a canela em pó e envolva tudo.
Unte a frigideira com um pouco de azeite ou manteiga (eu costumo passar sempre com papel de cozinha para absorver grande parte da gordura).
A receita não prevê a adição de açúcar, no entanto se provar a primeira panqueca e achar necessário, poderá adicionar um pouco de açúcar ao resto da massa!

Bom apetite :)

Nota: receita adaptada do livro Dias com Mafalda, pp 251


Tarte de Presunto

Receita mais fácil é improvável!!! Ideal para aproveitamentos, basta alterar os ingredientes!
Podem encontrar a receita no livro da Mafalda Pinto Leite Dia a dia, receitas para toda a semana, pp.230.

Bom apetite :)

Ingredientes:

 - 1 Embalagem de massa quebrada
 - 2 colheres de sopa de crème fraiche
 - 2 ovos
 - 3/4 de chávena de queijo ralado (usei queijo da ilha)
 - 4 fatias de presunto cortadas em tiras
 - 1 embalagem de mozarela fresca partida em pedaços
 - 10 tomates cereja cortados ao meio
 - 1 colher de chá de folhas de orégãos secas
 - 1 colher de sopa de vinagre balsâmico
 - azeite q.b.
 - sal e pimenta q.b.

Preparação:

Pré-aquecer o forno a 220º. Forrar uma forma com papel vegetal e estender a massa sobre a mesma. Misturar o crème fraiche com 1 ovo e temperar com sal e pimenta. Espalhar a mistura sobre a massa, deixando algum espaço em volta. Polvilhar com o queijo ralado e acrescentar o mozarela, o tomate, o presunto e os orégãos. Regar com azeite e vinagre balsâmico. Dobrar as bordas da massa para dentro, impedindo o recheio de se espalhar para fora.
Bater 1 ovo e pincelar as bordas da massa. levar ao forno durante 20 minutos ou até estar dourada.


Who?

Cresci entre tachos e panelas. Todas as manhãs era acordada com o cheiro dos doces e salgados que saiam da cozinha da minha mãe...encomendas e mais encomendas! De todas as coisas, só havia uma que eu queria sempre: as empadas de galinha. Não existem no mundo empadas melhores que as da minha mãe. E sim, tenho a receita...mas não, não ficam iguais! Não me imagino uma cozinheira a tempo inteiro, de todo! Mas adoro cozinhar...e adoro comer, claro! Últimamente mais consiente das escolhas que faço em relação aos ingredientes e à forma de os confecionar, tenho descoberto verdadeiras maravilhas, tão simples e tão boas! Espero que vos possa inspirar :)

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